.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Quarteto representa Feira no Brasileiro de Muay Thai


Os lutadores Cleiton Santos, João Carvalho, Gilvan Pimentel e Anderson Santos estarão representando Feira de Santana no Campeonato Brasileiro de Muay Thai, que vai acontecer na próxima semana na cidade do Rio de Janeiro. A competição nacional, que será disputada no próximo dia 12 de setembro no Clube Municipal, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, assegura até o terceiro colocado de cada modalidade classificação para o primeiro Pan-Americano de Muay Thai da História.

Cleiton Santos vai disputar a competição na categoria Mosca; João Carvalho na Galo; Gilvan Pimentel na Meio Galo e Anderson Santos, na Meio Médio. Os atletas já estão se preparando para esta competição há um bom tempo e vivem a expectativa de crescer no esporte, disputando o Pan-Americano e o Campeonato Mundial, que vai acontecer no próximo ano na Tailândia. “São treinamentos intensivos de aproximadamente 5 horas por dia, onde são treinadas estratégias de luta, bem como são aprimorados os fundamentos e a parte física também uma atenção especial”, ressaltou Anderson Santos, que além de atleta é o técnico da equipe.

Todos os atletas já vêm num ritmo forte de treinamentos e competições, como o Madre Fight, realizado no último mês de julho. Desde então, o ritmo de atividades vem sendo intenso e a expectativa é a melhor possível em termos de resultados. “Sabemos que vamos enfrentar atletas de alto nível, mas pelo ritmo que a gente tem mantido, podemos sim obter bons resultados e almejar colocações que nos levem a outras disputas como o Pan-Americano e o Mundial”, observa Anderson Santos.

A LUTA

Muay thai (em tailandês: มวยไทย; RTGS: muai thai; AFI: [muɛ̄j tʰɑ̄j]; lit. "boxe tailandês") é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

Assemelhando-se a outras artes marciais como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay lao de Laos, o muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência.

O desporto de muay thai é exclusivamente regido pela Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC). Requestando a legitimidade internacional e um público mais amplo, contudo prejudicado por disputas internas, o muay thai tem desenvolvido várias concorrentes de órgãos sociais, profissionais e amadores, para a sanção de lutas e campeonatos. Embora politicamente hostis, todos os corpos de sanção compartilham o objetivo de reforçar a participação internacional do muay thai, mantendo a sua identidade cultural e reafirmando a Tailândia como seu criador cultural.

Hoje em dia o muay thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no muay boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de chupasart. Esta arte deu origem ao atual muay thai e ao krabi krabong. Atualmente, o muay thai é visto como sendo um desporto radical que favorece a realização de apostas com ênfase no sudeste asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário