.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Redesim é apresentada à classe empreendedora de Candeias

Tempo de abertura de empresa passará de 20 para apenas cinco dias

Recém habilitada no município, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi apresentada a empreendedores, administradores, contadores e contabilistas de Candeias na manhã desta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores. Através do sistema da rede, o contribuinte vai ter mais facilidade e celeridade para realizar trâmites jurídicos do seu empreendimento.
Criada pelo Governo Federal através da Lei Nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, a Redesim veio para diminuir a burocracia empresarial. Sem a Redesim, empreendedores tinham que percorrer várias instituições públicas para abrir ou fechar empresas, por exemplo, que antes levava de 15 a 20 dias. Agora, esses e outros processos podem ser feitos pela internet e o tempo de abertura de uma empresa será reduzido para até cinco dias.
O secretário municipal de Finanças, Jerolino Mascarenhas, disse que diante do momento de crise que afeta todo o país, a Prefeitura de Candeias teve a criatividade de buscar meios para alavancar o desenvolvimento econômico, como foi o caso da implantação da Redesim, e a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai intermediar apoio de crédito e treinamentos ao empreendedor. Já o secretário de Indústria e Comércio, José Genival, lembrou que a lei geral da microempresa foi aprovada em Candeias no ano de 2006 e que está sendo implementada a partir de agora.
Presente na Apresentação, o consultor do Sebrae, Rogério Teixeira, anunciou detalhes dessa parceria, que vai promover 30 eventos voltado ao empreendedor. “Graças à essa preocupação do governo local, o Sebrae hoje está presente em Candeias e vai realizar capacitações em gestão e inovação para o empreendedor de Candeias. O resultado de tudo isso, visto que a Prefeitura está criando um ambiente favorável para a educação empresarial, é chegar mais recursos e mais vagas de emprego para a região. Nisso inclui o desenvolvimento social da população da cidade,” contou.
O sistema da Redesim fica disponível no site da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), através do link do Regin, que é a plataforma da Rede. “Nossa finalidade é efetivar os serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins e, a Redesim, além de todos os benefícios já expostos, também vai diminuir o custo desses trâmites”, afirmou Hélio Portela, vice-presidente da Juceb.
Vale lembrar que a Redesim chegou a Candeias no ano de 2014 graças ao convênio firmado em 23 de julho daquele ano entre a Prefeitura de Candeias, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, e a Juceb. Depois de constantes treinamentos da equipe municipal que vai operar o sistema, a Redesim foi finalmente habilitada para o município no dia 29 de junho deste ano.
 Por Fabiana Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário