.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

“Fizeram um estudo canibalesco sobre IPTU, mas não fizeram nenhum para a educação”

Germano, revolto, disse que a categoria não suporta mais tanta negação de direito

Imbuídos do pensamento libertário disseminado por dois vanguardistas da educação durante a Ditadura Militar no Brasil, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, que mesmo perseguidos não se furtaram à luta pela qualidade da educação na escola pública brasileira, docentes da educação básica de Feira de Santana lotaram a galeria da Câmara Municipal de Vereadores da cidade na última quarta-feira (02) para protestarem contra a forma, segundo eles, “arbitrária e ditatorial” com que o Governo vem tratando as questões educacionais no município.
Era unânime na galeria da Casa da Cidadania, a insatisfação com a forma a que os professores são submetidos a dar aulas no município. Eles diziam uns aos outros não suportar mais o “sucateamento de escolas públicas, sobretudo aquelas instaladas nos bairros periféricos e na zona rural, a falta de condições favoráveis a construção do conhecimento por parte dos alunos e a sobrecarga do trabalho docente.
A fala dos professores na galeria ganhava força na voz do líder sindical, que indignado e quase sem voz, usou a tribuna livre da Câmara para criticar políticas desenvolvidas pelo governo sobretudo a distribuição gratuita do kit escolar e outras demandas:  “Distribuíram um caderno que quando o estudante pega se desfaz. As escolas não têm bebedouros e os professores continuam com carga horária excessiva sem a redução de 1/3 garantidos por lei”.
Valendo-se da insatisfação popular causada pelo aumento do Imposto Prediail Territorial Urbano, o sindicalista voltou a alfinetar o executivo: "Fizeram um estudo canibalesco para o IPTU, mas não fizeram para a educação", disse Germano, que também criticou a passividade do parlamento feirense. 
Hoje, eles estão reunidos para apresentar a categoria o resultado da audiência com o prefeito José Ronaldo realizado na tarde de ontem no Paço Municipal no finalizinho da tarde. Até o momento em que posto esta matéria, não havia informações sobre os encaminhamentos do estado de greve em que se encontram os professores da rede municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário