.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Cadê o campus da UFRB em Feira de Santana?

Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana

Desde 2011 a população feirense vem sonhando com a instalação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira, amplamente divulgada e explorada por lideranças ligada ao governo estadual, com promessas até de cursos nas áreas de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia em, pelo menos, cinco terminalidades de Engenharia - de Produção, Química, Energia, Computação e Mecânica, Arquitetura e Urbanismo, Educação do Campo e até Economia.
 E assim a população convive com mais uma promessa não realizada, mais prazos não respeitado. No ano de 2013, dois anos depois das promessas iniciais, ouve até uma visita à Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana, que contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif. O reitor conheceu a área da Fazenda do Menor, instalada no bairro Aviário, onde analisou a possibilidade de participar do arranjo, junto ao Governo do Estado, que prometia recuperar a funcionalidade da Fundação e também a possibilidade de parte da área da Famfs afim de servir para instalação do novo campus da UFRB, vale lembrar que a Fazenda do Menor continua abandonada e milhões e milhões em dinheiro público estão esquecidos no local.   
Na época e em entrevista para alguns veículos de comunicação o reitor da UFRB disse que está com dois prédios, já em negociação, para a instalação provisória do Campus. Ele ASSEGUROU que as aulas da instituição em Feira de Santana começariam no final de outubro, no início do segundo semestre letivo de 2013. 
 Em 27 de outubro de 2013, os diretores dos novos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana foram empossados, o evento aconteceu às 10h da manhã, no campus provisório da UFRB em Feira de Santana, localizado no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (Ined). Estiveram presentes pró-reitores, diretores dos centros de ensino e membros da comunidade local. O coordenador executivo de Ensino Superior da Bahia, professor Nildon Pitombo, representou o Governo do Estado. Dentre as demais autoridades políticas, o deputado federal Zezéu Ribeiro, o deputado estadual Zé Neto e a prefeita da cidade de Valença Jucélia do Nascimento.
Com tantas promessas, prazos descumpridos, visitas e posse de novos diretores, depois de três meses ninguém ouve falar onde a unidade irá funcionar, quando teremos o primeiro vestibular, quais cursos serão oferecidos e definitivamente quando teremos aulas na unidade Feira de Santana.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário